Não irei parabenizar o tribunal constitucional do Zimbabué por permitir um direito .
Ao progresso !
Tribunal Constitucional proíbe casamento infantil no Zimbabué
O Tribunal Constitucional do Zimbabué tornou ilegal o casamento infantil no país, graças às pressões de duas mulheres que foram obrigadas a se quando ainda não eram maiores de idade .
As pioneiras do movimento se chamam Loveness Mudzuru e Ruvimbo Tsopodzi, pediram ao Constitucional que proibisse o casamento de menores, argumentando que era uma forma de abuso infantil e que encurralava numa vida de pobreza e sofrimento as crianças e adolescentes do sexo feminino que eram obrigadas a casar. A declaração foi enviada pelas duas ao Tribunal Constitucional ainda no ano passado, mencionando a "discriminação" imposta pela lei do casamento no país, que colocava como idade mínima para a união os 16 anos para as garotas e os 18 para os garotos. Ao Constitucional, foi também pedido que igualasse a legislação vigente com a nova Constituição do Zimbabué, de 2013, e com os tratados internacionais que acabassem o casamento infantil.
Na declaração dirigida ao tribunal, Loveness Mudzuru descreveu como consentir o casamento de menores e a pobreza no país criam um ciclo vicioso. "As raparigas jovens que casam cedo e, frequentemente, em famílias pobres, são forçadas a ter crianças num mar de pobreza e o ciclo começa de recomeça"
À agência Reuters, a própria dissera, no ano passado, que a sua vida era "um inferno". "Criar um filho quando ainda és uma criança é difícil"
Agora é lei: "nenhuma pessoa, menina ou menino, pode se casar antes da idade de 18 anos". O casamento infantil viola os direitos humanos fundamentais de meninas e meninos, mas afeta muito mais as meninas. A elas é tirado o direito a uma união consensual, bem como o seu direito à educação, proteção, engajamento econômico e cuidados com a saúde reprodutiva.
Da uma lida aqui também :D
https://plan-international.org/child-marriage
Super Beijo!
0 comentários
Suas palavras são importantes para mim.Obrigada!