Desabafo e o que rola sobre a injustiça no vestibular.





As injustiças do vestibular

Acabei de ser aprovada em uma universidade federal dia 04 agora. Motivo de muita alegria de meus amigos e familiares. Depois de muito esforço,  problema de saúde e algumas noites em claro , o grande sonho de ingressar em uma faculdade  pública se realizou. Mas qual o custo do meu sucesso?
A universidade Rural não é na minha cidade , e sim a 3horas ou mais, e não tenho condições extraordinárias para viver em duas casas, fora que eu não me sinto preparada para novos ares. Sempre estudei em escola particular, e amanhã começarei um cursinho para eu tentar passar pro Rj mesmo. Não posso negar, estive em uma das melhores escolas do país durante meu fundamental,  que solidifiquei bastante conhecimento para uma boa prova e, sem dúvidas, tive excelentes professores, conheci pessoas boas ao longo de meu caminho. Mas não é todo mundo que tem acesso a um ensino  que eu tive. A  maioria das minhas amigas do fundamental que também entraram em boas instituições e fizeram como eu, puderam pagar por bom colégio. Alguns deles passaram na primeira tentativa, outros já levaram dois anos para conseguir e acabaram gastando o valor de um carro popular. Dizer que a universidade não é elitizada é fechar os olhos para uma realidade que grita na frente de todos nós.
Programas de incentivo por parte do governo federal, como as cotas por exemplo, são extremamente necessários, sabia ? Em 1997, menos de 2% dos alunos das universidades federais e estaduais eram negros. Estava óbvio que era necessário fazer algo. Em 2013, este número subiu para cerca de 8,8%, segundo o MEC. Além disso, atualmente 50% das vagas do SiSU são oferecidas para as chamadas “ações afirmativas”, incluindo nesse leque alunos de baixa renda e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Não, eles não são piores que você que fez cursinho com ar condicionado, cadeira estofada e professores com mestrado e talvez até doutorado. Vocês apenas não tiveram as mesmas oportunidades. O erro está no sistema. E que fique claro, o privilegiado não é quem usa das ações afirmativas. O privilegiado é quem vai e volta de carro do curso, estuda com material de alto nível, pode frequentar plantões de dúvidas e plantões de redação no Descomplica como eu fazia! Onde o aluno tem quase uma aula particular sobre como escrever melhor. Isso é ter privilégio.
O problema já seria grave se eu parasse por aqui. Mas outra questão que precisa entrar em debate é o programa de matérias cobrado no vestibular. Para mim, não faz o menor sentido um vestibulando de Ciências Sociais como eu e meu namorado ,ser obrigado a saber como funciona o campo magnético em um espiral  percorrido por corrente elétrica. Isso não me será útil em momento algum da vida, a não ser para passar no vestibular né?O mesmo ocorre  caso trocassemos os papéis e se alguém de exatas não precisa conhecer detalhes da anatomia vegetal. Eu sei que o conhecimento sobre todas as áreas é necessário para uma boa formação social, cultural e tudo mais, mas não nesse nível de detalhe como é oferecido aos vestibulandos. Matérias como essas rendem noites em claro, rendem estresse, levam o aluno a conhecer a baixa auto estima e muitas vezes causa o desinteresse , se ele estudar em uma instituição que não o apóia. Perdi a conta de quantas vezes vi gente chorando nos corredores após ter se saído mal em uma prova. O começo do ano é uma maravilha, todo mundo muito animado, mas lá pra outubro, ninguém aguenta mais se sentir tão inútil. Parece que você estudar cerca de 10 horas por dia e não traz resultado. Parece que pegaram varias massas de modelar de várias cores e formatos diferentes e colocaram todas numa única forma. Estudar assim cansa. É completamente desmotivador.
Termino esse desabafo dizendo que talvez as coisas fossem mais fáceis se não nos obrigassem tanto tão cedo. Se não nos dessem 4 horas, uma caneta e um pedaço de papel para decidir nosso futuro. Eu só tinha 17 anos e nas horas vagas trabalhava vendendo doces para ter minha própria grana, já que via minha mãe se esfolar de trabalhar para me ver realizar um sonho.
Espero mesmo que a vida em uma faculdade seja diferente desses últimos  cansativos anos.
 Beijo
Super Beijo!
 photo lok.jpg

Share:

0 comentários

Suas palavras são importantes para mim.Obrigada!