O silĂȘncio que ecoa: a cultura do estupro no Brasil






Hoje mulheres sĂŁo estupradas a cada 11 minutos no Brasil. Sobem em cima delas, invadem seu corpo e nĂŁo podem fazer nada. VocĂȘ nĂŁo vai querer saber dos detalhes. E elas nĂŁo querem lembrar dos detalhes.Estupradores parecem  gostar e vĂŁo atĂ© o fim. NĂŁo precisa apontar  arma para a cabeça da mulher ela estĂĄ apavorada. NĂŁo precisa esfolar ou esmurrar. A violĂȘncia atinge mulheres  por dentro.

A calcinha fica em frangalhos no chĂŁo, sĂł nĂŁo ficou mais arrasada do que nĂłs mulheres. Depois que eles terminam e vĂŁo embora,e a vitima fica tentando me lembrar do rosto do agressor.NĂŁo se sabe o seu nome,  e nĂŁo se  sabe o que faz da vida. 

Quem a estuprou Ă© a pessoa que diz que quando uma mulher diz “nĂŁo”, na verdade, estĂĄ querendo dizer “sim”.
 NĂŁo porque esse sujeito, sĂł por dizer isso, seja um estuprador em potencial. Mas porque Ă© esse tipo de pessoa que valida e reforça a ação do cara que abusa do corpo.


EntĂŁo, quem a estupra tambĂ©m Ă© o cara que assovia para mim na rua e para todas as mulheres. Aquele, que mesmo nĂŁo  nos conhecendo, acha que tem o direito de invadir nosso espaço. Quem estupra Ă© quem acha que, se esta sozinha na rua, na balada ou em qualquer outro lugar do planeta, Ă© porque estĂĄ Ă  disposição.
Quem estupra são aqueles que passaram a acreditar que toda mulher, no fundo no fundo, alimenta a fantasia de ser estuprada.São aqueles que aprenderam com os filmes pornÎ que o sexo då mais tesão quando é degradante pra mulher. Quando ela estå claramente sofrendo e sendo humilhada. Quando é feito à força.


SĂŁo caras que dizem que alguns estupradores merecem um abraço. Foi o comediante que fez graça com mulheres sendo assediadas no transporte pĂșblico. Foi todo mundo que riu dessa piada. 
Propagandas que disseram que Ă© ok! uma mulher ser agarrada e ter a roupa arrancada sem o consentimento dela essas sĂŁo as propagandas que repetidas vezes insinuam que mulher Ă© mercadoria. Que pode ser consumida e abusada. Que existe somente para satisfazer o apetite sexual do pĂșblico-alvo.

Quem estupra é o padre que disse que, se isso aconteceu, foi porque se consenti. Foi também o padre que disse que um estuprador até pode ser perdoado, mas uma mulher que aborta não. Quem estupra é a igreja, que durante séculos se empenha a reduzir, a submeter, e calar mulheres.
Pessoas que, mesmo depois do ocorrido, insistem que a culpada Ă© a vĂ­tima. Que acham  que se pedi para isso acontecer. Que se estava querendo. Que a roupa era curta demais. Que  bebeu demais. E que a mulher Ă© uma vadia.
 O cheiro nauseante do agressor estĂĄ por toda parte. , mesmo se esse cara nĂŁo existisse, mesmo se ele nunca tivesse cruzado o meu caminho, eu nĂŁo estaria a salvo de ter sido destroçada e de ter tido a vagina arrebentada. Pois Ă© 
uma cultura inteira nos estupra.

. photo lok.jpg

Share:

0 comentĂĄrios

Suas palavras sĂŁo importantes para mim.Obrigada!