Feliz ou infeliz dia internacional da mulher.


Tenho uma mãe,avó, tia, amigas e várias outras mulheres incríveis que fazem o que vários homens não têm capacidade e/ou coragem de fazer.

 Mulheres, vamos à luta!!!

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Não é para ser um dia qualquer. É para ser um marco da luta das mulheres. Há algumas décadas atrás mulheres não podiam votar, não podiam ser donas de propriedades, não podiam ser livres sem a permissão do marido ou de um homem da família.

As pessoas costumam esquecer como as coisas demoram a mudar aos direitos das mulheres. Estamos aqui desde que o mundo surgiu. Éramos índias em 1500 quando os portugueses aportaram no Brasil. Em 1532 aconteceu a primeira eleição no país, porém só puderam voltar os considerados “homens bons”. Apenas em 1932 as brasileiras tiveram o direito de votar ratificado, porém com a Ditadura Vargas elas só puderam realmente exercer esse direito em 1946. Então, há apenas 65 anos as mulheres efetivamente votam no Brasil.


Durante a revolução industrial, mulheres recebiam menos que a metade do salário pago aos homens ao exercerem as mesmas funções. No Brasil, a Constituição de 1932 decretou que o salario entre homens e mulheres deveriam ser iguais , mas a Constituição de 1937 não mencionou o assunto, o que ocasionou para que em 1940 fosse editado um decreto que permitia que os valores dos salários pagos as mulheres fossem 10% menores em relação aos homens. O sexismo no mercado de trabalho brasileiro era legal até a promulgação das Constituições de 1967 e 1988.

Nos últimos tempos o Dia da Mulher é usado pelo comércio e transformado em mais um dia para se distribuir presentes e rosas. Rosas são belas e muitas de nós gostam de receber flores e presentes, porém a data não pode se resumir a atitudes sem reflexão.

Bom, hoje eu escutei no ônibus “Por que não existe também um Dia do Homem?”.  Ele já existe e também é apoiado pela ONU, porém, não tem seu nascimento na luta das classes operárias e é bom relembrar.  Homem não precisam lutar por direitos iguais. Os direitos e privilégios sempre pertenceram aos machos, héteros e brancos. 
Os homens deveriam compreender que ninguém perde ao tirar deles alguns privilégios, a sociedade melhora quando isso acontece e consequentemente os homens poderão descobrir novos papéis sociais que desconheciam. E importante que comecem a discutir sobre papeis sociais masculinos e as maneiras de agir e como podem participar ativamente promovendo a igualdade de gênero.

Como o dia 08 de março se tornou o dia Internacional da Mulher Ã© longa, com diferentes manifestações e lutas das mulheres em vários países .É importante ressaltar que o 08 de Março como um dia de luta tem como origem acontecimentos envolvendo trabalhadoras da indústria têxtil em Nova Iorque e na Rússia. São mulheres trabalhadoras que decidiram lutar por melhores condições de trabalho e por um mundo mais justo para todos. Lutam para terem voz numa sociedade machista que até hoje tenta nos sufocar com obrigações domésticas, maternais e trabalhistas.É importante que exista o Dia da Mulher,pois assim todos  irão  saiber das lutas das mulheres por melhores condições de vida, trabalho e pelo voto. As conquistas dos movimentos de mulheres são extremamente recentes, não podemos permitir que as pessoas acreditem que a luta chegou ao fim.

 Infelizmente muitas mulheres são violentadas todos os dias, a grande maioria por companheiros ou familiares. Mulheres ainda ocupam menos cargos de chefia e ganham menos que os homens quando exercem as mesmas funções. Ainda sofrem com jornadas triplas, pois além de trabalharem são as únicas responsáveis por cuidar da casa e dos filhos.
Nós somos culpabilizadas todos dias, seja porque andamos com uma saia curta numa universidade,por uma foto postada com um amigo ou também  porque a mídia explora nossos corpos e nos repassa um padrão de perfeição estética que não condiz com a diversidade humana.


 "Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
 Rosa Luxemburgo

Super Beijo!
 photo lok.jpg

Share:

0 comentários

Suas palavras são importantes para mim.Obrigada!