Gaslighting abuso invisível! #amevocêprimeiro


Quando se imagina o machismo, remetemos a ideia de estupro, violência doméstica, restrição econômica, submissão e subserviência. Porém, existem alguns comportamentos machistas que são naturalizados em  nosso cotidiano e sequer nos damos conta. Gestos que parecem inofensivos, mas na verdade roubam nossa força, nosso espaço e limitam nossas possibilidades . 
São comportamentos batizados em inglês sem tradução oficial. Mas também achamos imprescindível pensarmos em versões em português então deixe suas ideias no comentário!

 Gaslighting

Gaslighting é um tipo de violência emocional por meio de manipulação psicológica, que leva o ser humano e todos ao seu redor acharem que  enlouqueceu ou que é incapaz. É uma forma de fazer a vítima duvidar de seu senso de realidade, de suas próprias memórias, percepção, raciocínio e sanidade. Este comportamento afeta todos, porém mulheres são  vítimas culturalmente mais fáceis.Termos comuns :
  • “Você está exagerando”
  • “Nossa, você é sensível demais”
  • “Para de surtar”
  • “Você está delirando”
  • “Cadê seu senso de humor?”
  • “Não aceita nem uma brincadeira?”
  • E o mais clássico: “você está louca”.
  • O termo gaslighting surgiu por causa um filme de 1944, em que um homem descobre que pode tomar a fortuna de sua mulher se ela for internada como doente mental. Por isso, ele começa a desenvolver uma série de artimanhas para que ela acredite que enlouqueceu.[

Isso é gaslighting. Uma forma de manipulação que desencadeia um total esvaziamento da autonomia da vítima. Uma ferramenta presente em muitos relacionamentos, que levam as mulheres a abrir mão de suas escolhas, de suas opiniões e até de cuidar da sua própria vida. É desempoderamento, opressão e controle.E eu já passei por isso , então pule fora quando começar pois é algo que não deve ser admitido em nenhuma situação.

Para contribuir com material :

 photo lok.jpg

Share:

0 comentários

Suas palavras são importantes para mim.Obrigada!